RELÓGIO

terça-feira, 10 de abril de 2012

FUNDAÇÃO DO PARTIDO REPUBLICANO NO RIO GRANDE DO NORTE

A reunião que marcou a fundação do Partido Republicano aconteceu na residência de João Avelino, situada na Praça Bom Jesus, no bairro da Ribeira, Natal, em 27 de janeiro de 1889, com a participação de Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, que passou a liderar a campanha.
A ata do nascimento do Partido Republicano registra a primeira diretoria, composta por Pedro Velho, presidente; Hermogenes Tinôco, vice-presidente; João Avelino, primeiro secretário; João Ferreira Nobre, segundo secretário; e Manuel Onofre Pinheiro, tesoureiro.
Teria sido em 1851, através do Jornal "Jaguarari", dirigido por Manuel Brandão, o início oficial da propaganda republicana no Rio Grande do Norte. Seguiu-se, em 1873, a revista "Eco Miguelinho", de Joaquim Fagundes José Teófilo. O movimento cresce e adquire uma maior organização no período entre 1857 e 1875, com a participação de Joaquim Teodoro Cisneiro de Albuquerque. Ampliando-se ainda mais o ideário republicano wuando, em 1886, Januncio Nóbrega e Manuel Sabino da Costa fundam um núcleo republicano em Caicó.
Nasce, em seguida, o jornal "A República", órgão oficial do partido recentemente fundado.
FONTE: JORNAL TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário